quarta-feira, 29 de julho de 2009

PLANO DE CURSO DE PRÁTICA II

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

CURSO DE HISTÓRIA

COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA II

PROFESSOR: Ms. JOSÉ LUCIANO DE QUEIROZ AIRES

ANO LETIVO: 2008.2 (NOTURNO)


PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR


1-EMENTA: Em função da proposta de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de História da UEPB, em curso, assim como da incorporação do novo projeto para o Estágio Supervisionado, de orientação do Ministério da Educação, esse componente curricular se encontra com a ementa em aberto. No entanto, a área didático-pedagógica da citada instituição vem discutindo seu ementário, de modo que, nesse componente curricular a ênfase será o currículo/ensino de História na contemporaneidade e as novas linguagens para seu ensino.


2-JUSTIFICATIVA


O eixo central desse componente curricular é a sala de aula. Por isso, se faz pertinente refletirmos sobre o ensino de História na contemporaneidade, buscando compreender as rupturas e permanências na trajetória dessa disciplina escolar no Brasil. Se pensarmos na longa duração, podemos perceber que durante quase dois séculos, a História-conhecimento esteve a serviço da construção da identidade nacional, da legitimação de regimes políticos, da hegemonia dos grupos sociais dominantes, assim como da valorização do homem branco, livre, cristão e heterossexual, como o “civilizado”, em detrimento do Outro, considerado “selvagem”, se constituindo em uma visão ideologizante do eurocentrismo.

Esse modelo de História conhecimento, por muitos denominado de “positivista”, passou a ser questionado, no âmbito do currículo brasileiro, no final dos anos 1980 no contexto da crise do regime militar e da emergência da “redemocratização”, quando a historiografia brasileira se renovava, em meio a crise paradigmática da modernidade e a reviravolta epistemológica advinda.

E hoje, por que estudar História? Essa indagação é bastante importante para que a nossa prática pedagógica tenha sentidos de existência. Compreender o ensino de História em sua historicidade é fundamental para fazermos a articulação currículo-poder(es), para problematizarmos a relevância da permanência da História-conhecimento no currículo do século XXI, e ainda, para que possamos ressignificar muitas práticas da cultura escolar, além de procurar rever aspectos teórico-metodológico, político e ideológico que permeiam um ensino de Historia para esse inicio de século.

Nosso curso não priorizará apenas uma vertente teórica, será conduzido sempre visando olhares múltiplos, primando pelo caráter da diversidade. Faz-se importante sugerir leituras diversas, interpretações variadas, sem preconceito com autores ou concepções de História para, assim, oferecer possibilidades de escolhas e autonomia na formação do historiador.

Num primeiro momento, iremos discutir a trajetória histórica da disciplina História buscando compreender as relações saber-poder(es), os objetivos da sua institucionalização no currículo escolar, os aspectos teórico-metodológicos que lhe permearam e as rupturas e permanências no debate sobre propostas curriculares para o Brasil na virada do século XX para o XXI. Iremos trabalhar a questão do profissional de História para o século XXI, propondo uma discussão sobre o ofício do historiador no âmbito da socialização do conhecimento e procurando discutir aspectos concernentes à formação inicial e continuada. Posteriormente, enfocaremos as “novas” linguagens no ensino de História, buscando novas metodologias para a prática escolar, tornando o ensino de História mais prazeroso, ao mesmo tempo em que procuraremos ampliar a noção de documento histórico e as várias representações neles contidos. Para finalizar nosso curso, faremos um breve debate sobre livro didático, planejamento e avaliação, pensando na especificidade da História e com vistas, tanto ao Estágio Supervisionado quanto a prática pedagógica que empreenderão como futuros professores/pesquisadores de História.

Durante a III UNIDADE, iremos discutir fundamentos teórico-metodológicos relacionados às “novas” linguagens, ao mesmo tempo em que discutiremos possibilidades e limites da utilização dessas na Educação Básica. Nesse momento, iremos trabalhar algumas músicas, filmes, charges, pinturas, cordéis, sempre procurando fomentar um planejamento inovador, tanto para o Estágio Supervisionado quanto para a sua prática docente.


3-OBJETIVO GERAL: Proporcionar discussões teórico-metodológicas que aprimorem os conhecimentos específicos da história-conhecimento, articulando-os às necessidades do ensino de história nos níveis fundamental e médio.


4-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


4.1-Problematizar a disciplina História no currículo brasileiro, buscando compreender as articulações entre esse saber e o(s) poder(es), bem como, analisar as continuidades e descontinuidades em sua historicidade;

4.2-Discutir as diversas propostas para um ensino de história na contemporaneidade, articulando a discussão teórico-metodológica com a prática cotidiana nas escolas;

4.2-Reconhecer a diversidade de materiais didáticos, suas linguagens, concepções e usos;

4.3-Entender a importância da discussão teórica sobre planejamento e avaliação, para a elaboração do planejamento de ensino na sua prática pedagógica cotidiana.


5-CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


I UNIDADE

A HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL

· O nascimento da História como disciplina escolar, a co-irmã gêmea da “História científica”.

· O ensino da História no contexto da República Brasileira: continuidades e descontinuidades.

· A “Era do Rádio” e o ensino de História: um currículo censurado, uma História vigiada.

· Ensino de História e nacionalismos.

· O currículo de História no Brasil: formando identidades e subjetividades.


II UNIDADE


CURRICULO/ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE: “NOVAS” TEMÁTICAS E “NOVAS” ABORDAGENS.

· O profissional de História para o século XXI: o que ensinar e para que ensinar História hoje?

· A invenção do patrimônio e a memória nacional.

· Da “pedra e cal” ao patrimônio cultural de hoje: por uma educação patrimonial.

· Desnaturalizando papéis: gênero e história das mulheres na Educação Básica.

· Cidadania e ensino de História: formando um cidadão crítico?

· Da identidade nacional moderna às identidades plurais da pós-modernidade.

· Cultura popular: historicizando um conceito e buscando propostas pedagógicas.

· Por uma nova história política no ensino fundamental e médio.


III UNIDADE


“NOVAS” LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: RECURSOS E METODOLOGIAS

· Pintando o Brasil do jeito que quer: imagens históricas dos livros didáticos.

· As lentes e a pretensão do real: fotografia, História e ensino de História.

· A linguagem humorística e o ensino de História: HQS, charges e caricaturas.

· A História contada em versos: literatura de cordel e a sala de aula.

· “Luz, câmera, ação!”: os usos do cinema na sala de aula.

· Como utilizar TV e periódicos na sala de aula?

· Representações musicais, História e ensino de História.

· História local e História oral: possibilidades de pesquisas na sala de aula.

· Literatura e ensino de História.


IV UNIDADE


METODOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.

· Conteúdos históricos: como selecionar?

· Procedimentos metodológicos em práticas interdisciplinares.

· Livros e materiais didáticos de História.

· Planejando e avaliando na aula de História.


6-METODOLOGIA/RECURSOS

· Aulas expositivas dialogadas. A cada aula, o aluno deverá entregar um fichamento de leitura dos textos;

· Seminários temáticos (II UNIDADE);

· Trabalho individual e de grupo;

· Na III UNIDADE, as aulas serão realizadas pensando as “novas” linguagens, partindo da discussão teórico-metodológica para o fabrico de propostas pedagógicas utilizando o cinema, a música, as HQS, charges, oralidades, pinturas fotografias, utilizando os devidos recursos necessários.


7-AVALIAÇÃO


O processo de avaliação consistirá em evidenciar o aproveitamento global no curso. Para isso, serão considerados os seguintes instrumentos: trabalhos individuais e em grupos, participação efetiva nas atividades propostas, pontualidade na entrega dos trabalhos, realização e discussão das leituras dos textos e livros indicados. Também serão realizadas provas escritas.


8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


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