UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CURSO DE HISTÓRIA
GRUPO DE ESTUDO: CINEMA NACIONAL E ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL
COORDENADOR: PROF. DRNDº JOSÉ LUCIANO DE QUEIROZ AIRES
1- OBJETIVO GERAL
Fomentar um espaço de debate sobre as relações entre o cinema e a História do Brasil, buscando discutir aspectos metodológicos no tocante à utilização de filmes no ensino de História na Educação Básica.
2- JUSTIFICATIVA
Pelo que podemos concluir a partir dos relatórios de Estágio Supervisionado dos alunos da UEPB, a utilização do filme na sala de aula é bastante recorrente. Entretanto, com raras exceções, a metodologia é tradicional. Com isso, ocorrem vários problemas, a exemplo de buscar naquela linguagem algo para “ilustrar” os acontecimentos históricos como verdade absoluta, sem nenhuma leitura externa e interna do próprio documento fílmico. 
Partindo do pressuposto de que a utilização do cinema na sala de aula é algo complexo, e que com isso exige uma série de leituras teórico-metodológicas e contextuais, justifico a existência desse grupo de estudo uma vez que estaremos sempre buscando pesquisar sobre a filmografia brasileira e, com isso, enfrentar os problemas na hora de planejar e operacionalizar nossas aulas.
3 PARTICIPANTES
- Poderão      participar do grupo, alunos e alunas graduandas do curso de História de      diversas universidades, bem como Professores da rede pública municipal e      estadual de ensino.
 
4 METODOLOGIA
- Exibição de      filmes;
 - Leitura de textos      teórico-metodológicos;
 - Leitura de textos      da historiografia brasileira relacionada com a temática abordada pela      cultura cinematográfica;
 - Pesquisa sobre a      história da produção do filme e seu devido contexto.
 - Debates.
 
5 CRONOGRAMA
- O grupo se      reunirá todas as terças feiras das 14 às 17 horas no centro de Educação      (CEDUC 1). Não haverá data limite para encerrar o grupo, porém, sempre que      a pesquisa e o debate avançar, pensamos em publicar um livro que possa      contribuir com a renovação do ensino de História na Educação Básica,      fazendo avançar o compromisso sempre importante que a universidade deve      ter com a sociedade.
 
6-AVALIAÇÃO
- O aluno e aluna      participante será avaliado pela participação nas leituras, debates e      pesquisas a serem realizadas extra sala, bem como pela sua assiduidade.
 
7- LISTA DE FILMES A SEREM ESTUDADOS (flexível a ajustes).
- Deus e o Diabo na      Terra do Sol
 - Terra em Transe
 - Carlota Joaquina
 - Jango
 - JK
 - Olga
 - Batismo de Sangue
 - Oque é isso      Companheiro?
 - Vidas Secas
 - Zuzu Angel
 - Cabra Marcado      para Morrer
 - O Descobrimento      do Brasil
 - Lamarca
 - Lampião, Rei do      cangaço
 - Parahyba Mulher      Macho
 - Anos Rebeldes
 - O Pagador de      Promessas
 - Aleluia Gretcheem
 - A Pedra da      Riqueza
 - Homens do      Caranguejo
 - Aruanda
 - Passadouro
 - Romeiros da Guia
 - Margarida Maria      Alves
 - Caramuru
 - Os Inconfidentes
 - O Quatrilho
 - Revolução de 1930
 - Lisbela, O      Prisioneiro
 - Terra Estrangeira
 - Menino de Engenho
 - Rio 40 Graus
 - Macunaíma
 - Memórias do      Cárcere
 - Dona Flor e seus      dois Maridos
 - Xica da Silva
 - Quilombo
 - Eu sou o Servo
 - Iracema
 - A Idade da Terra
 - Conterrâneos      Velhos de Guerra
 - A Guerra dos      Pelados
 
REFERÊNCIAS
ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (Orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Pólvora, 2003.
AIRES, José Luciano de Queiroz. 
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
_____________Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales(1929-1989):A Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
_____________  O que é História Cultural? Tradução Sérgio Góes de Paula- Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
_____________ A escrita da História. 2 ed. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
______________ Testemunha Ocular: História e Imagem. São Paulo: EDUSC, 2004.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
FERRO, Marc. OFilme. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (Orgs). História: Novas Abordagens. Rio de Janeiro, F.Alves, 1988.
LEAL, Willis. O Nordeste no cinema. 2ª Ed. João pessoa: Editora Universitária UFPB, 1982
LIMA, Carlos Augusto Ferreira(Org.) Ensino de História: reflexões e novas perspectivas- Salvador: Quarteto, 2004.
KARNAL, Leandro.(org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas- 2ª ed.- São Paulo:Contexto, 2004.
MENEZES, Ulpiano Bezerra de. Fontes Visuais, Cultura Visual, História Visual. Balanço Provisório. Revista Brasileira de História. V. 23. n. 45 São Paulo, 2003.
MORETTIN, Eduardo; CAPELATO, Maria Helena (Orgs.) História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2007.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula-São Paulo: Contexto, 2003.
NETO, Martinho Guedes dos Santos (Org.) História Ensinada: linguagens e abordagens para a sala de aula. João Pessoa: Idéia, 2008.
PAIVA, Eduardo França. História & Imagens- Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PESAVENTO, Sandra Jathay. Em busca de outra História: imaginando o Imaginário. Revista Brasileira de História, v. 15, nº 29, São Paulo: ANPUH, Contexto, 1995, p. 9-27.
Pinsky, Carla Bassanezi (Orgª). Novos Temas na sala de aula. São Paulo: Contexto: 2009.

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