sexta-feira, 7 de agosto de 2009

GRUPO DE ESTUDO: CINEMA NACIONAL E ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

CURSO DE HISTÓRIA


GRUPO DE ESTUDO: CINEMA NACIONAL E ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL


COORDENADOR: PROF. DRNDº JOSÉ LUCIANO DE QUEIROZ AIRES


1- OBJETIVO GERAL


Fomentar um espaço de debate sobre as relações entre o cinema e a História do Brasil, buscando discutir aspectos metodológicos no tocante à utilização de filmes no ensino de História na Educação Básica.


2- JUSTIFICATIVA


Pelo que podemos concluir a partir dos relatórios de Estágio Supervisionado dos alunos da UEPB, a utilização do filme na sala de aula é bastante recorrente. Entretanto, com raras exceções, a metodologia é tradicional. Com isso, ocorrem vários problemas, a exemplo de buscar naquela linguagem algo para “ilustrar” os acontecimentos históricos como verdade absoluta, sem nenhuma leitura externa e interna do próprio documento fílmico.

Partindo do pressuposto de que a utilização do cinema na sala de aula é algo complexo, e que com isso exige uma série de leituras teórico-metodológicas e contextuais, justifico a existência desse grupo de estudo uma vez que estaremos sempre buscando pesquisar sobre a filmografia brasileira e, com isso, enfrentar os problemas na hora de planejar e operacionalizar nossas aulas.


3 PARTICIPANTES

  • Poderão participar do grupo, alunos e alunas graduandas do curso de História de diversas universidades, bem como Professores da rede pública municipal e estadual de ensino.


4 METODOLOGIA

  • Exibição de filmes;
  • Leitura de textos teórico-metodológicos;
  • Leitura de textos da historiografia brasileira relacionada com a temática abordada pela cultura cinematográfica;
  • Pesquisa sobre a história da produção do filme e seu devido contexto.
  • Debates.


5 CRONOGRAMA

  • O grupo se reunirá todas as terças feiras das 14 às 17 horas no centro de Educação (CEDUC 1). Não haverá data limite para encerrar o grupo, porém, sempre que a pesquisa e o debate avançar, pensamos em publicar um livro que possa contribuir com a renovação do ensino de História na Educação Básica, fazendo avançar o compromisso sempre importante que a universidade deve ter com a sociedade.


6-AVALIAÇÃO

  • O aluno e aluna participante será avaliado pela participação nas leituras, debates e pesquisas a serem realizadas extra sala, bem como pela sua assiduidade.


7- LISTA DE FILMES A SEREM ESTUDADOS (flexível a ajustes).

  • Deus e o Diabo na Terra do Sol
  • Terra em Transe
  • Carlota Joaquina
  • Jango
  • JK
  • Olga
  • Batismo de Sangue
  • Oque é isso Companheiro?
  • Vidas Secas
  • Zuzu Angel
  • Cabra Marcado para Morrer
  • O Descobrimento do Brasil
  • Lamarca
  • Lampião, Rei do cangaço
  • Parahyba Mulher Macho
  • Anos Rebeldes
  • O Pagador de Promessas
  • Aleluia Gretcheem
  • A Pedra da Riqueza
  • Homens do Caranguejo
  • Aruanda
  • Passadouro
  • Romeiros da Guia
  • Margarida Maria Alves
  • Caramuru
  • Os Inconfidentes
  • O Quatrilho
  • Revolução de 1930
  • Lisbela, O Prisioneiro
  • Terra Estrangeira
  • Menino de Engenho
  • Rio 40 Graus
  • Macunaíma
  • Memórias do Cárcere
  • Dona Flor e seus dois Maridos
  • Xica da Silva
  • Quilombo
  • Eu sou o Servo
  • Iracema
  • A Idade da Terra
  • Conterrâneos Velhos de Guerra
  • A Guerra dos Pelados


REFERÊNCIAS

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (Orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Pólvora, 2003.

AIRES, José Luciano de Queiroz.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

_____________Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales(1929-1989):A Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

_____________ O que é História Cultural? Tradução Sérgio Góes de Paula- Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

_____________ A escrita da História. 2 ed. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

______________ Testemunha Ocular: História e Imagem. São Paulo: EDUSC, 2004.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

FERRO, Marc. OFilme. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (Orgs). História: Novas Abordagens. Rio de Janeiro, F.Alves, 1988.

LEAL, Willis. O Nordeste no cinema. 2ª Ed. João pessoa: Editora Universitária UFPB, 1982

LIMA, Carlos Augusto Ferreira(Org.) Ensino de História: reflexões e novas perspectivas- Salvador: Quarteto, 2004.

KARNAL, Leandro.(org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas- 2ª ed.- São Paulo:Contexto, 2004.

MENEZES, Ulpiano Bezerra de. Fontes Visuais, Cultura Visual, História Visual. Balanço Provisório. Revista Brasileira de História. V. 23. n. 45 São Paulo, 2003.

MORETTIN, Eduardo; CAPELATO, Maria Helena (Orgs.) História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2007.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula-São Paulo: Contexto, 2003.

NETO, Martinho Guedes dos Santos (Org.) História Ensinada: linguagens e abordagens para a sala de aula. João Pessoa: Idéia, 2008.

PAIVA, Eduardo França. História & Imagens- Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PESAVENTO, Sandra Jathay. Em busca de outra História: imaginando o Imaginário. Revista Brasileira de História, v. 15, nº 29, São Paulo: ANPUH, Contexto, 1995, p. 9-27.

Pinsky, Carla Bassanezi (Orgª). Novos Temas na sala de aula. São Paulo: Contexto: 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário