UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CURSO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSOR: Ms. JOSÉ LUCIANO DE QUEIROZ AIRES
ANO LETIVO: 2008.2
PROGRAMA DE DISCIPLINA
1-EMENTA: Em função da proposta de reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de História da UEPB, em curso, assim como da incorporação do novo projeto para o Estágio Supervisionado, de orientação do Ministério da Educação, esse componente curricular se encontra com a ementa
2- JUSTIFICATIVA
Planejar uma aula, operaconalizá-la, não é tão simples. Exige do profissional uma variedade, complexa, de competências e habilidades. De todo modo, não é assim que ocorre na cultura escolar, salvas as devidas exceções. Em geral, prevalece uma concepção tradicional de educação, de currículo e de História. Sendo assim, podemos perceber, no cotidiano escolar, continuidades, tais como: uma concepção mecânica de transmissão de conhecimento, os métodos de memorização mecânica, a reiteração de mitos e estereótipos da cultura histórica, as avaliações em perspectivas tradicionais, dentre outras.
Entretanto, no decorrer desse curso iremos problematizar essas permanências in lócus, articulando o debate teórico com a experiência do Estágio Supervisionado. Ao mesmo tempo, objetivamos uma intervenção na escola, planejando e executando aulas no nível Médio. Para isso, é preciso fazer uma gama de leituras teórico-metodológica e historiográfica. Sem elas o gesto do planejar não passará de mera questão técnico-burocrática, muitas vezes, reproduzindo o sumario do livro didático adotado pela escola e, assim, naturalizando o currículo de História.
O professor/pesquisador precisa ler, precisa conhecer as reviravoltas epistemológicas do conhecimento histórico, precisa está consciente das relações entre currículo e relações de poderes. E mais: acompanhar os diversos objetos de estudos pelos vários ângulos historiográficos, procurando, assim, fugir de uma visão conteudista de ensino. Os diversos teóricos, se não devem ir às aulas do ensino Médio de modo direto, certamente devem está presentes indiretamente no momento em que colocamos a mão na massa para fabricar uma aula. No decorrer desse curso vamos fazer um pouco esse papel de artesão/construtor do saber histórico, procurando fugir da concepção de saber pronto e acabado para, desse modo, pensar as possíveis inclusões e exclusões curriculares que atenda as demandas de uma sociedade complexa.
Planejar implica em questões políticas, mexe com as subjetividades. Não há neutralidade alguma no processo de ensino, pelo contrário, intencionalidades, desejos e enfrentamentos. Portanto, é preciso enfrentarmos esse debate e que, ao mesmo tempo, possamos fazer aulas que atendam aos tempos da contemporaneidade, tragam sentidos relevantes ao mundo dos/as alunos/as, procurando vencer uma visão estreita e mesquinha que compreende o Ensino Médio como a “fase preparatória” para o vestibular.
Mãos à obra!!! Vamos lá. Vamos ler. Vamos pesquisar. Para, daí, pensar em dar nossas aulas.
3-OBJETIVO GERAL: Discutir os aportes teórico-metodológicos que norteiam o Ensino de História, buscando planejar e operacionalizar o Estágio supervisionado no Nível Médio.
4-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
4.1- Realizar diagnose da escola;
4.2- Elaborar Planos de unidade e de aula objetivando o Estágio Supervisionado;
4.3- Apresentar aulas no Ensino Médio;
4.4- Confeccionar o Relatório Final da disciplina.
4.5- Discutir aspectos teórico-metodológicos e historiográficos visando o planejamento e a execução de oficinas aulas durante o estágio.
5-CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
I UNIDADE
Observação do cotidiano escolar no nível Médio.
Elaboração do Planejamento para o estágio.
TEMÁTICAS A SEREM DISCUTIDAS
- A formação do Profissional de História para o século XXI;
- A “crise” paradigmática: o fim das metanarrativas?
- ·Currículo: ideologia e/ou discurso?
- Planejar o ensino de História: apenas uma questão técnico-burocrática?
- ·Avaliar: como fazer além da prova? Que prova?
- ·Livro didático de História: “mocinho” ou “vilão”? Para além de uma visão maniqueísta?
- ·O Ensino Médio e os Referenciais Curriculares contemporâneos. (Nacional e estadual)
- ·Contra o Eurocentrismo: os Estudos Culturais, as Teorias Pós-Coloniais e a educação histórica.
- ·Fundamentos teóricos da História e o ensino no nível Médio.
- ·Ensino Temático no nível Médio.
- “Novos objetos” no Ensino de História: cultura popular, gênero, a questão étnico-racial, “homossexualidade”, morte, amor, família, infância, vida privada, etc.
- História da África e o ensino de História
- ·Religiões, religiosidades e currículo.
- ·“A disneyzação da cultura infantil”.
II UNIDADE
Observação do cotidiano escolar no nível Médio.
Elaboração do Planejamento do Estágio
TEMÁTICAS A SEREM DISCUTIDAS
“NOVAS” LINGUAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: RECURSOS E METODOLOGIAS
- · Pintando o Brasil do jeito que quer: imagens históricas dos livros didáticos.
- As lentes e a pretensão do real: fotografia, História e ensino de História.
- ·A linguagem humorística e o ensino de História: HQS, charges e caricaturas.
- A História contada em versos: literatura de cordel e a sala de aula.
- · “Luz, câmera, ação!”: os usos do cinema na sala de aula.
- ·Como utilizar TV e periódicos na sala de aula?
- Representações musicais, História e ensino de História.
- História local e História oral: possibilidades de pesquisas na sala de aula.
- ·Literatura e ensino de História.
III UNIDADE
Estágio Supervisionado.
IV UNIDADE
Escrita do Relatório.
6-METODOLOGIA
Leituras e discussões dos textos; encontros com o Orientador; elaboração de planos de unidade e de aula; observação e oficinas aulas.
7-AVALIAÇÃO
O processo de avaliação consistirá em evidenciar o aproveitamento global no curso. Para isso, serão considerados os seguintes instrumentos: participação efetiva nas atividades propostas, pontualidade na entrega dos trabalhos e elaboração do relatório final.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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